Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK
Pesquisar
Pesquisar
Pesquisar Pesquisar

UNODC: Educação para a Justiça

Educação para a Justiça

A iniciativa Educação para a Justiça (E4J) visa prevenir o crime e promover uma cultura de legalidade por meio de atividades educacionais destinadas aos níveis de ensino primário, secundário e terciário ou superior. Essas atividades ajudam os educadores a ensinar a próxima geração a entender e resolver melhor os problemas que podem prejudicar o Estado de Direito e incentivar os estudantes a participar ativamente em suas comunidades e futuras profissões. Um conjunto de produtos e atividades para os níveis primário e secundário está sendo desenvolvido em parceria com a UNESCO.

Aceda à página da UNODC sobre este assunto aqui

 

Educação Terciária

Através da iniciativa “Educação para a Justiça” (E4J), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes criou e desenvolveu junto com professores universitários  uma série de módulos para o ensino superior e outras ferramentas que podem ajudá-los no processo de ensino de temas ligados às grandes ameaças da atualidade. Especificamente, a E4J visa apoiar educadores e professores de nível superior em seus esforços para transmitir conhecimento e criar uma compreensão mais profunda das questões relacionadas ao Estado de Direito, com foco nos temas da prevenção do crime e justiça criminal, da luta contra a corrupção, do crime organizado, do tráfico de pessoas e tráfico ilícito de migrantes, das armas de fogo, da cibercriminalidade, dos crimes contra a vida selvagem, do combate ao terrorismo, bem como da integridade e da ética. Mais de 600 acadêmicos e especialistas de mais de 550 universidades de 114 países contribuíram para o desenvolvimento de nove séries de módulos universitários e participaram de atividades relacionadas ao seu desenvolvimento. Desde a sua criação, a E4J reuniu mais de 1.700 professores e conferencistas para apoiar no ensino sobre o ODS 16 e tópicos relacionados com o Estado de Direito. Além disso, vários parceiros apoiam ativamente a E4J na tradução e disseminação de módulos em vários idiomas, a fim de torná-los acessíveis a um público diversificado em todo o mundo.

Os módulos foram projetados para serem ministrados como disciplinas autônomas de ensino ou como instrumento de aprimoramento no ensino de outros cursos ou disciplinas como Criminologia, Direito, Ciência Política, Relações Internacionais, Sociologia e muitas outras. A abordagem de “módulos que podem ser escolhidos” permite que os professores os encaixem perfeitamente em seus currículos atuais. Como alternativa, as aulas podem usar o recurso “criar o meu curso”, combinando módulos em diferentes áreas temáticas para atender às suas necessidades.

Aceda à página da UNODC aqui.

 

Fonte: https://www.unodc.org/e4j/