Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK
Pesquisar
Pesquisar
Pesquisar Pesquisar

Doze pessoas acusadas de desviar 1,6 milhões de Ministério de Moçambique

18.05.2020
Doze pessoas acusadas de desviar 1,6 milhões de Ministério de Moçambique

Trata-se de um grupo composto por sete quadros da Direção Nacional do Tesouro, do Ministério da Economia e Finanças, e cinco outras pessoas, entre as quais funcionários de um banco na província de Tete, centro de Moçambique, disse à Lusa fonte do departamento de comunicação do GCCC.

O grupo terá desviado mais de 123 milhões de meticais num esquema orquestrado entre junho de 2016 e junho de 2018, alegando que estavam a ser pagas dívidas internas de Estado.

"Trata-se de quadros da Direção Nacional do Tesouro que estavam cadastrados no e-SISTAFE [sistema de processamento] e que tinham a tarefa de efetuar pagamentos de dívidas internas", explicou a fonte da GCCC.

O esquema foi desmantelado através de uma denúncia da própria Direção Nacional do Tesouro.

A acusação foi remetida ao Tribunal Judicial da Cidade de Maputo e, das 12 pessoas, cinco estão em prisão preventiva, um está foragido e os restantes em liberdade.

A Direção Nacional do Tesouro é uma entidade do Ministério da Economia e Finanças que, entre outras funções, deve garantir a execução das operações financeiras do Estado e assegurar a mobilização de recursos para o financiamento do défice do Orçamento do Estado.

 

15 de maio de 2020

Fonte: LUSA/ Notícias ao Minuto

Fotografia: LUSA

relacionados
Galeria Agenda Paced em Números