Conferência internacional sobre governação e organização da justiça criminal
09.03.2018"Considero que a cooperação deve continuar a incidir nestas questões da governação e da justiça criminal. Mas também temos que avançar na harmonização das leis", destacou a ministra da justiça timorense, Maria Ângela Carrascalão na sessão de abertura
Teve lugar no dia 6 de março, em Díli, a conferência “Governação e organização da justiça criminal” promovida pelo Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito (PACED), em parceria com o Tribunal de Recurso de Timor-Leste, e com o apoio da União Europeia e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Presidida pela Ministra da Justiça timorense, Maria Ângela Carrascalão, a cerimónia de abertura contou com a presença do embaixador de Portugal em Díli, José Pedro Machado Vieira, do Presidente do Tribunal de Recurso, Deolindo dos Santos e do conselheiro político da Delegação da União Europeia, Alexandros Zafiriou.
Reunindo mais de 140 participantes e vários especialistas timorenses e internacionais, a iniciativa procurou apresentar e debater soluções organizativas e procedimentais, no âmbito da justiça criminal, à luz das boas práticas internacionais e das experiências comparadas.
No seguimento desta conferência inaugural, decorreu um seminário formativo para 30 juízes, procuradores e polícias de investigação criminal.