Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK
Pesquisar
Pesquisar
Pesquisar Pesquisar

Países de Língua Portuguesa debatem cooperação penal internacional

10.12.2020
Países de Língua Portuguesa debatem cooperação penal internacional

Decorreu, no dia 4 de dezembro de 2020, o Seminário Internacional sobre Cooperação Penal entre os Países de Língua Portuguesa que reuniu, por videoconferência, os representantes dos Conselhos Superiores da Magistratura e instituições congéneres dos países de língua portuguesa, com o objetivo de refletir sobre os desafios da cooperação internacional no âmbito da justiça criminal.

O Seminário contou com a participação de magistrados dos PALOP, Brasil e Portugal que que refletiram sobre os desafios enfrentados pelos tribunais criminais e a operacionalidade das formas mais relevantes de cooperação penal internacional, estabelecendo e reforçando redes de cooperação jurídica e judiciária internacionais em matéria penal, tendo sido destacado pelo Presidente do Supremo Tribunal de Justiça de São Tomé e Príncipe, Silva Gomes Cravid, o importante papel que o PACED tem desempenhado na formação de quadros santomenses e no apoio à criação do laboratório forense da Polícia Judiciária daquele país.

O PACED tem como objetivos a afirmação e consolidação do Estado de Direito nos PALOP e Timor-Leste, assim como a prevenção e luta contra a corrupção, o branqueamento de capitais e a criminalidade organizada, em particular, o tráfico de estupefacientes, contribuindo eficazmente para a melhoria das capacidades humanas e institucionais destes países.

Com duração até dezembro 2020, o PACED tem um orçamento global de 8,4 milhões de euros (7 milhões financiados pela União Europeia ao abrigo do 10.º Fundo Europeu de Desenvolvimento e 1,4 milhões de euros pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P.).
 

Notícias:

Países de língua portuguesa debatem ações de cooperação judiciária internacional
Dourados Agora - Notícias de Dourados e Região

Laboratório geoespacial pode integrar dados no combate aos crimes ambientais
Diário do Poder

Países de Língua Portuguesa debatem atuação do poder judiciário na pandemia
Jornal Mundo Lusíada
 

31973 1

31973 2

 

relacionados
Galeria Agenda Paced em Números