Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK
Pesquisar
Pesquisar
Pesquisar Pesquisar

Parceiros internacionais promovem Fórum de Juízes de Língua Portuguesa sobre integridade pública

16.11.2018
Parceiros internacionais promovem Fórum de Juízes de Língua Portuguesa sobre integridade pública

Integridade, transparência e eficiência no domínio do judiciário são os temas centrais do Fórum de Juízes de Língua Portuguesa que decorre, entre 21 e 24 de novembro, em Porto Alegre, Brasil.  Com vista a unir os juízes dos países de língua portuguesa em torno de um compromisso de ética comum, o encontro nasce de uma parceria entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. de Portugal, através do Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e Timor-Leste (PACED) o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), a União Internacional de Magistrados (UIM), a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Brasil (ENFAM) e a Associação dos Juízes de Rio Grande do Sul (AJURIS).

Os primeiros dois dias do encontro, 21 e 22 de novembro, são reservados aos integrantes do PACED, projeto financiado pela União Europeia e pelo Camões, I.P. cuja intervenção se centra na melhoria do ambiente legal e da organização administrativa, no fortalecimento das capacidades institucionais e na atualização dos procedimentos operacionais, bem como no reforço da cooperação regional, com vista à afirmação e consolidação do Estado de direito nos PALOP e Timor-Leste, e à prevenção e luta contra a corrupção, o branqueamento de capitais e a criminalidade organizada, em particular, o tráfico de estupefacientes.

Constituídos por oficinas temáticas, estes dois dias serão dinamizados pela maior escola de juízes brasileiros, a ENFAM, e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) através da Rede Global de Integridade Judicial, plataforma lançada pela ONU em abril deste ano que associa a experiência de juízes, magistrados, membros de conselhos judiciais, entre outros, para fornecer assistência aos judiciários no fortalecimento da integridade judicial e na prevenção da corrupção no sistema de justiça.

No dia 23 realiza-se uma conferência internacional aberta aos integrantes do PACED, mas também a todos os juízes e à comunidade jurídica brasileira em geral, coordenada pela Associação de Juízes de Rio Grande do Sul (AJURIS), prestigiada associação estadual de juízes brasileiros, que focará temas como o poder judicial, a organização do judiciário, a independência, ética, deontologia e responsabilidade judiciais ou o combate à corrupção, em torno de um ideal partilhado de integridade, transparência e eficiência. 

O dia 24, igualmente de entrada livre, será coordenado pelo Camões, I.P., através do PACED, e pela União Internacional de Magistrados, a maior associação internacional relativa ao poder judicial, com 90 países membros, que tem por principal objetivo a salvaguarda da independência do poder judicial, serão apresentadas as conclusões e uma proposta de elaboração de um compromisso ético dos juízes pertencentes ao espaço da CPLP.

Os organizadores deste encontro pretendem assim reafirmar a “aposta liderante na defesa de uma política de integridade plena dos sistemas judiciais, assumindo um modelo de tolerância zero para com comportamentos corruptivos”. O evento abre portas à partilha de boas práticas e ao intercâmbio de experiências profissionais entre magistrados judiciais, fomentando a criação de redes colaborativas dentro da comunidade jurídica unida por uma língua comum, mas também pela proximidade dos esquemas constitucionais e de diversos institutos jurídicos.

Consulte aqui o programa dos dias abertos à comunidade jurídica - 23 e 24 de novembro:

relacionados
Galeria Agenda Paced em Números