Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK
Pesquisar
Pesquisar
Pesquisar Pesquisar

Programa «Estado de Direito Somos Nós» emitido na RDP África

04.05.2021
Programa «Estado de Direito Somos Nós» emitido na RDP África

Com o objetivo de contribuir para a sensibilização sobre as problemáticas do Estado de Direito e Boa Governação, a RDP África tem um novo programa intitulado «Estado de Direito Somos Nós», resultante de uma parceria com o PACED - Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e em Timor-Leste, financiado pela União Europeia e cofinanciado e gerido pela Cooperação Portuguesa, através do Camões, I.P.

O programa «Estado de Direito Somos Nós», conduzido pela jornalista Ana Paula Gomes, consiste numa série de dez episódios a serem emitidos entre os dias 3 e 14 de maio de 2021 (apenas nos dias úteis), às 6:20 com repetição às 11:20 (hora de Lisboa).

1º episódio: Jeannette Seppen, Embaixadora da UE em Angola, fala do papel da União Europeia na defesa do Estado de Direito. Ouça o episódio aqui.

2º episódio: Juíz Desembargador Nuno Coelho sobre a cooperação internacional no combate à corrupção. Ouça o episódio aqui.

3º episódio: André de Brito, Procurador da República de Angola, sobre a importância da formação de magistrados no âmbito do combate à corrupção e recuperação de ativos. Ouça o episódio aqui.

4º episódio: Edelfride Almeida, diretora da Unidade de Informação Financeira de Cabo Verde fala-nos do combate ao branqueamento de capitais. Ouça o episódio aqui.

5º episódio: Domingos Correia, Diretor Adjunto da Policia Judiciária da Guiné-Bissau fala dos meios específicos de investigação criminal. Ouça o episódio aqui

6º episódio: Pedro Pessoa e Costa, Embaixador de Portugal em Angola, fala do papel da cooperação na consolidação do Estado de Direito. Ouça o episódio aqui.

7º episódio: Kelve Carvalho, Procurador-geral da República de S. Tomé e Príncipe, fala da importância da capacitação de quadros nas reformas da justiça. Ouça o episódio aqui.

8º episódio: Vicente Brito, Diretor da Polícia Científica de Investigação Criminal de Timor-Leste. Ouça o episódio aqui.

9º episódio: Elisa Samuel, Diretora do Centro de Formação Jurídica e Judiciária de Moçambique fala dos meios digitais no futuro da cooperação e formação de magistrados. Ouça o episódio aqui.

Contribuindo para a tomada de consciência das sociedades civis de que a consolidação do Estado de Direito é uma tarefa de todos, indissociável dos valores da democracia, da paz, da justiça social e da defesa dos Direitos Humanos, o programa «Estado de Direito Somos Nós» dá voz aos pontos focais e parceiros do PACED que, na sua atividade profissional, trabalham para a concretização destes objetivos.

O PACED tem como objetivos a afirmação e consolidação do Estado de Direito nos PALOP e Timor-Leste, assim como a prevenção e luta contra a corrupção, o branqueamento de capitais e a criminalidade organizada, em particular o tráfico de estupefaciente.

Com duração até dezembro de 2021, o PACED tem um orçamento global de 8,4 milhões de euros (7 milhões financiados pela União Europeia ao abrigo do 10.º Fundo Europeu de Desenvolvimento e 1,4 milhões de euros pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P.), dos quais 8,05 milhões de euros administrados diretamente pelo Camões, I. P.

relacionados
Galeria Agenda Paced em Números