Decorreu nos dias 23 e 24 de março de 2021, por videoconferência a partir de Cabo Verde, o Seminário sobre Cooperação Internacional, Governação e Estado de Direito, promovido no âmbito do PACED - Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e Timor-Leste.
A iniciativa contou com organização do Observatório Permanente da Justiça do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, de Portugal, em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais e Artes, da Universidade de Cabo Verde, e o apoio da RTP África.
A conferência inaugural, proferida por Boaventura de Sousa Santos, Professor e Diretor Emérito do CES, refletiu sobre os desafios futuros da cooperação internacional, partindo de uma análise ao seu passado e presente, sublinhando a necessidade de maior adequação das agendas das organizações internacionais às prioridades e contextos de cada país.
A Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Sofia Moreira de Sousa, na sessão de abertura, destacou a premência da consolidação do Estado de Direito no contexto pandémico, valorizando a abordagem integrada do PACED a três níveis: na melhoria do ambiente legal, na solidez das instituições e na formação dos indivíduos. Por seu lado, o Embaixador de Portugal, António Albuquerque Moniz, sublinhou a relevância deste debate acontecer no âmbito de um projeto de cooperação em parceria com uma instituição académica cabo-verdiana.
Este modelo de seminário aberto vai acontecer, de igual modo, em Angola, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, tendo sido já realizado na Guiné-Bissau e em Moçambique.
Com duração até dezembro de 2021, o PACED dispõe de um orçamento global de 8,4 milhões de euros, financiado através do 10.º Fundo Europeu de Desenvolvimento da União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P.
Notícias:
Inforpress Cabo Verde debate cooperação internacional governação e Estado de Direito
RTP África Repórter África (a partir do minuto 16:43)
Notícias ao Minuto "Falta cultura de direitos humanos às forças de segurança"
LUSA Embaixadora da UE em Cabo Verde alerta para risco de mais crimes
RTP Embaixadora da UE em Cabo Verde alerta para risco de mais crimes