Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK
Pesquisar
Pesquisar
Pesquisar Pesquisar

Seminários Lei & Justiça promovem reflexão sobre impacto da pandemia nas mulheres

22.12.2020

No âmbito do I Ciclo de Seminários Lei & Justiça, organizado pela Network Timor - Lei & Justiça em parceria com o PACED, decorreu, no dia 22 de dezembro de 2020, o painel dedicado à temática «Covid-19 e igualdade de género: impacto, medidas e respostas».

A sessão contou com um leque de oradores de relevo e promoveu uma importante reflexão sobre o impacto diferenciado da Covid-19 nas mulheres. Contou com intervenções de  Mónica Ferro, Diretora do escritório em Genebra do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA); Ana Rodrigues, Investigadora e docente convidada da Escola de Direito da Universidade do Minho; Ariana Simões de Almeida, perita em assuntos de igualdade de género e emancipação económica; Berta Montalvão, Senior Managing Partner da FORSAE de Timor-Leste; Maria Manuel Leitão Marques, Deputada ao Parlamento Europeu; Nurima Alkatiri, Ativista para Igualdade de Género; Nzira Razão Deus, Presidente da Fórum Mulher de Moçambique; Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género; e Vasco Malta, Chefe Missão Organização Internacional para as Migrações Portugal.

Todos os oradores realçaram que os efeitos da pandemia não atingem as pessoas do mesmo modo, ampliando assimetrias já existentes e levando a enormes retrocessos em matéria de igualdade de género.

Este foi o terceiro painel do I Ciclo de Seminários Lei & Justiça, dedicado ao tema “Covid-19: Estado de Direito e a proteção dos direitos fundamentais no espaço lusófono”, a decorrer por videoconferência e com transmissão em streaming na Justiça TV e no Facebook Live. A última sessão, agendada para o dia 23 de dezembro, será uma edição especial em tétum sobre a temática Covid-19 não limitou direitos fundamentais em Timor-Leste.

A NetWork Timor - Lei e Justiça é uma organização não-governamental que aposta na promoção da investigação jurídica, na partilha livre da informação e do conhecimento jurídico, tendo em vista contribuir para o fortalecimento do conhecimento e do pensamento jurídico, e do Direito aplicado ao contexto de desenvolvimento de Timor-Leste.

O PACED tem como objetivos a afirmação e consolidação do Estado de Direito nos PALOP e Timor-Leste, assim como a prevenção e luta contra a corrupção, o branqueamento de capitais e a criminalidade organizada, em particular, o tráfico de estupefacientes, contribuindo eficazmente para a melhoria das capacidades humanas e institucionais destes países.

Com duração até dezembro de 2020, o PACED tem um orçamento global de 8,4 milhões de euros (7 milhões financiados pela União Europeia ao abrigo do 10.º Fundo Europeu de Desenvolvimento e 1,4 milhões de euros pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P.), dos quais 8,05 milhões de euros administrados diretamente pelo Camões, I. P. 

Saiba como aceder às sessões aqui.

Consulte o Programa aqui

 

Notícias:

TSF/ Pandemia causou 7 milhões de gravidezes indesejadas

Notícias de Coimbra/ Pandemia acentuou desigualdades e causou sete milhões de gravidezes indesejadas

SaúdemaisTV / Covid-19: Pandemia acentuou desigualdades e causou sete milhões de gravidezes indesejadas - ONU

Sapo/ Pandemia acentuou desigualdades e causou sete milhões de gravidezes indesejadas - ONU

O Guardião/ Pandemia acentuou desigualdades e causou sete milhões de gravidezes indesejadas – ONU

Notícias ao Minuto/ Pandemia causou sete milhões de gravidezes indesejadas (msn.com)

SIC Notícias/ Pandemia acentuou desigualdades e causou sete milhões de gravidezes indesejadas

 

 

relacionados
Galeria Agenda Paced em Números